Pit Bulls Brasil
Bem-vindo(a) ao Forum Pit Bulls Brasil !

Estamos felizes por nos visitar!
Aqui encontrará tudo que deseja sobre a raça American Pit Bull Terrier , desde imagens dicas de alimentação, suplementação,treinamento e socialização !

Cadastre-se e faça parte desta maravilhosa comunidade que dedica-se inteiramente a essa grande raça chamada PIT BULL.

A linhagem Colby

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A linhagem Colby

Mensagem por xroo[szthami] em Ter Jul 26, 2011 7:56 am

A linhagem Colby

O senhor John Prichard Colby foi um criador ativo por muitos anos e produziu alguns dos melhores cães de seu tempo. Muito de seu estoque inicial vinha de Gas House e Burke, assim como de muitos outros criadores. A diferença na qualidade dos cães que senhor Colby produzia era resultado dos princípios de cruzamento que ele empregava. Além disso, Colby, na minha opinião, possuía uma qualidade muito importante, que eu atribuo como um dom.

Colby praticava uma versão simplificada de genética, melhor macho cruzado no melhor fêmea (“Best to Best”), cruzamento seletivo. “Best to Best” não significa levar em conta somente a desempenho do cão. Isto envolve todos os aspectos do cão, do desempenho ao pedigree. As qualidades mais óbvias seriam “gameness”, força da mordida, talento, resistência e uma ótima linhagem. Uma linhagem resulta da influência de seus criadores.

Com o passar dos anos, os cães cruzados por Colby passaram a exibir características físicas e mentais, tais como conformação, cor e gameness, que os distinguiam. Estes cães passaram então a serem referidos como “Colby dogs”. Deste modo, nós tivemos a linhagem Colby. Pessoas diziam orgulhosas: “este cão aqui é um Colby puro”. Isto parecia simples; e levou pessoas a perguntarem por que não existiam mais grandes criadores naquela linha; eu acredito que decidir sobre o que é “Best to Best” seja a resposta.


Webster's Joker

Eu não estou certo de que todo cão que Colby cruzou era “dead game”; e eu estou igualmente certo de que ele não cruzou todo “dead game” que ele tinha. Aí é onde entra o dom. Parece ser uma percepção ou habilidade de nascença. Eu acredito que a maioria das proezas realizadas foi feita por homens que eram premiados com um dom em seus respectivos campos.

As maiores qualidades essenciais que um criador pode possuir são: dedicação, talento, um conhecimento de “Best to Best”, e o dinheiro pode dar uma ajuda. Se um criador combina estes atributos, ele é provável produzir uma grande linha de cães. Não levaria muito esforço para trazer a grande linhagem Colby do passado. Estes cães foram cruzados no ringue e para o ringue.

O que é sangue bom e quanto tempo ele permanecerá bom se nós continuarmos a cruzar os cães que não possuem a qualidade de seus ancestrais? Enquanto grandes criadores podem cruzar cães que não exibirem boas qualidades; um criador médio pode dispor de recursos para este negócio arriscado? Eu tenho visto linhas que não têm produzido cães, e que se encaixam nesta descrição por muitos anos e pessoas ativas no esporte referem-se a elas como bons sangues ou bons reprodutores. Muitos parecem prosseguir sobre a hipótese de que uma vez a linhagem seja boa, ele será boa para sempre. Muitas pessoas continuaram a cruzar exclusivamente cães Colby, achando que tudo necessário para preservar a qualidade da linha, era cruzar para outro cão que tivesse o nome Colby no seu pedigree.


Colby's Jerry

É uma teoria aceita, de que para uma organização continuar, deve mudar e continuamente procurar melhorar. Preservar uma linhagem requer mais que cruzar os cães cujo pedigree mostra um cão em particular. Mudar é necessário a fim de prevenir uma mudança na qualidade dos cães produzidos. A linhagem Colby foi desenvolvida pela mudança. Eu ouço pessoas dizerem, que os cães de ontem eram mais game que os cães de hoje. Poderia ser em alguns casos, porque nós temos tentado passar a mão e fazendo isto temos perdido terreno. As pessoas que têm cruzados exclusivamente cães Colby por estes anos todos, achando que estão fazendo o melhor, têm talvez superestimado sua própria capacidade de produzir bons cães.

Muitos deles têm cruzados cães por 40 anos ou mais e talvez poderiam ter contribuído muito mais com para seus próprios cães, usando suas próprias idéias e experiências. Novas idéias são necessárias em todas as áreas. Recordes esportivos são consistentemente ultrapassados por aqueles que não se satisfazem com repetir o desempenho antigo de algum outro. Recordes dos últimos anos não venceram os destes anos que virão. Os cães do passado eram realmente superiores? Eu estou certo que muitos criadores do passado achariam que para nós é muito mais fácil, porque nós não temos que plantar vegetais e cozinhar para nossos cães ou ferver a água deles. A penicilina substituiu muitos remédios de antes, melhorando cuidado com os cães. Eu li algumas dietas que grandes criadores usavam. Enquanto algumas eram boas, mas nenhuma podia competir com qualquer boa ração comercial disponível em vários supermercados. A mais pobre alimentação de hoje é capaz de proporcionar melhor nutrição que a melhor alimentação do passado. Nós também temos a refrigeração e outras conveniências.

Não é minha intenção criticar os mais antigos e seus métodos. Quantos de nós estaríamos alimentando a mesma quantidade de cães se nós tivéssemos que lidar com as mesmas características adversas? Eu acho que nossa missão, entretanto, é extrair o que eles deixaram de fora, copiando seus objetivos mais do que seus métodos. Os cães Colby do passado preenchem a descrição de bom sangue. A linhagem Colby foi desenvolvida sobre o princípio de “Best to Best”. Quando este princípio não é mais empregado existe um salto de mudança na qualidade.



_________________
~ Injustiças me deixam mais forte ~
avatar
xroo[szthami]
men
men

Mensagens : 82
Rank : 2438
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum